quinta-feira, 17 de julho de 2008

Sonhos

Um dia ainda quero entender porque a gente sonha. Não, Freud não me soa muito convincente quando diz que sonhos são aqueles desejos reprimidos que vão pro nosso inconsciente. E eu sei que pra cada sonho meu, o amigo Freud teria uma explicação. Mas, mesmo assim, não sei se tão convincente. Continuo tendo os sonhos como uma interrogação bem gigante.
Como é que podemos viajar pra lugares desconhecidos, enxergar pessoas que nunca vimos, tudo isso enquanto dormimos, sossegados, sem sair da cama?
E não é só comigo, mas, poxa vida, cada sonho esquisito... Lugar estranho, pessoas desconhecidas, de repente aquele ser desconhecido se transforma em outra pessoa que eu conheço bem, e acontece alguma coisa ruim com ela. Ou, o amigo que já morreu, aparece no sonho e quer se matar. Estou dirigindo e não consigo parar o carro. Tô pulando de um prédio e percebo que vou morrer. Sonhei que já morri. Sonhei até com vampiros.
Sonhos coloridos ou em preto-e-branco. Silenciosos ou com muitas conversas. Sonhos onde grito e acordo chorando. Ou sonhos que dão vontade de continuar dormindo, só pra sonhar mais um pouco. . e o sufoco daqueles em que não se consegue acordar ?Aqueles que tu acorda e pensa: sonhei ou aconteceu ? Bem que poderia acontecer... e os que suspiro e penso; ainda bem que foi só um sonho.
Como disse um certo poeta, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
Mas, bem, esses são apenas os que eu sonho dormindo... e sozinha.

2 comentários:

  1. texto lindo!
    esses sonhos...

    ;*

    ResponderExcluir
  2. lindo, com a fina forma de escrever que lhe é peculiar...
    lembro aqui do grande Cazuza, "...um sonho que se sonha junto é realidade..."

    Beijo !

    ResponderExcluir

Comente :)