quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

De volta pra casa

Não muito a dizer sobre sentimentos, nostalgias, alegrias, euforias, tristezas e alívios. É que isso só se sente. Posso dizer, isso sim, que nessas férias senti de tudo um pouco.

Amanhã Santa Maria me espera de novo.
Ok, então eu confesso que não tava muito afim de voltar pra lá amanhã. É claro que a morar em Santa Rosa eu não voltaria, mas é que me acomodei tanto com essas férias que tava achando isso ótimo. Mais uma semaninha, pra tirar férias das minhas férias, seria bom demais. Te falo em acomodação, hein? É, mas deu pra descansar muito, dormir muito, aproveitar minha família e meus amigos muito e todas as coisas que umas férias pedem de direito.
E, falar da minha ansiedade? Putz, o que eu sempre sonhei em fazer, finalmente vou estar fazendo daqui a aproximadas 96 horas. E não vejo a hora de começar isso, porque esperei mais de um ano.Sei sim, tudo vai ser novidade e, bom, espero que sejam boas novidades.
E incrivelmente, passou rápido de novo.
Estamos indo de volta pra casa. Apesar de que sei que a minha casa não é aquele apartamento em Santa Maria. That's all!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Menina que roubava Livros

Hoje terminei de ler A Menina que roubava livros. Demorei um pouco bastante para terminar, mas valeu a pena, o livro é muito bom. Mas quem só gosta de aventura, odiaria. O livro é bonito e triste ao mesmo tempo.
A personagem principal é Liesel, menina que vive na época da Alemanha nazista, e foi tirada do convívio da mãe para viver com um casal de alemães que tornaram-se seus pais adotivos. No dia em que ela se muda, além de separar-se da mãe, sofre muito com a morte de seu irmão mais novo. E é no enterro de seu irmão que rouba o primeiro de muitos livros.
No desenrolar da história, a garotinha passa por poucas e boas enfrentando todas as dificuldades da guerra e do governo de Hitler; ainda mais quando aparece um judeu, filho de um amigo de seu pai, e, em troca de um favor, eles precisam escondê-lo no porão da casa.
Os demais livros roubados de Liesel pertenciam à biblioteca da mulher do prefeito, mulher simples que perdera seu filho na guerra, e que acabara gostando muito da garota.
Tá, é claro que não vou contar o livro inteiro aqui, não quero estragar a curiosidade de quem vai ler e também não vou escrever um resumo para os folgados que não gostam de ler:]
Acredito que quem leu O caçador de Pipas e gostou, também pode gostar desse.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Para guardar do lado esquerdo

A verdade é que quando eu tô com elas tudo fica bem melhor. A verdade é que elas me arrancam uma felicidade de verdade e uma gargalhada espontânea que parece vir lá do fundo e transborda igual a espuma dum copo de cerveja.. É simples, são elas que trazem as melhores lembranças da minha vida. Com elas que a nostalgia bate e a vontade de voltar no tempo em que éramos inseparáveis torna-se gigantesca. E com elas continuo fazendo planos.
Se olhar ali pra trás, dá pra ver a diferença. Tudo era simples demais e nunca nos separaríamos. Até que um dia um tapa foi dado na cara de cada uma e, ops, acordem garotinhas. Vocês não ficarão a vida inteira juntas.
Mas, nesse momento, sabíamos que se quiséssemos, jamais ficaríamos distantes pra sempre. E foi exatamente o que aconteceu. E é toda aquela história, o tempo passou, bla bla blá, e quando nos juntamos aquele tempo volta, intenso, pra aproveitar redobrado todos os dias que ficamos longe.
E é por isso que eu encho minha boca para falar do quanto eu amo tudo isso, e do quanto vale para mim essas garotinhas.
Elas são minhas minas. Ouro.
Elas estão guardadas aqui, no lado esquerdo. Debaixo de sete chaves.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Muito gelo e dois dedos d'água

Não que eu tenha achado a história do filme maravilhosamente linda, legal e interessante, -pelo contrário, a história é sem sentido algum - mas gostei e me identifiquei com o título. Também não digo que me identifiquei com a personagem da Mariana Ximenes, naada a ver, né. Só que, talvez por dentro eu esteja assim, muito gelo e dois dedos d'água. Um iceberg, quem sabe. Pode até ser que minha vontade é ser assim, um iceberg, mesmo porque eu sempre fui tão ou mais mole do que uma gelatina derretendo, e já enjoei dessa moleza.


Um iceberg dentro de uma piscina de plástico. Seu coração está gelado, com só dois dedos de emoção circulando dentro. Devia derreter um pouco desse gelo. Deixar a emoção fluir.
-Mas foram as condições ambientais que me deixaram assim.
Sabe, um iceberg pode ter lá suas vantagens... Estou à procura delas.
É que ser mole me cansou.Preferi o gelo à gelatina, dessa vez.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Conversas com a vovó

Não existe melhor sabedoria do que ouvir histórias de avós.
É coisa boa parar uma tarde e sentar ao lado deles, tomar um chimarrão, comer um bolinho feito pela vó e escutar os seus "causos". Eles sempre dizem algo que nos deixa pensando por horas...Parece que aproveitaram tão mais saudosamente a vida, sentiram o gosto de cada momento e de cada dificuldade. Entendem mais desse mundo...
Relembram as situações como se estivessem revivendo-as interiormente e, parece até que passam essa nostalgia pra gente, que escuta. Levavam a vida com mais simplicidade.
Devem ter sentido muito mais o natural do mundo; souberam viver de luz apagada, sem televisão, sem microondas, sem telefone celular e de pés descalços. E depois, ainda souberam se adaptar ao tal do mundo tecnológico.
(pensar que existe uma geração que não vive sem um tal de big brother...)
E eles guardam tanta história que não imaginamos...
Nós aprendemos a História que eles viveram. Legal ouvir a vó falando que lembra muito bem do dia do suicídio do Vargas e a reação das pessoas chocadas, do assassinato do Kennedy, do monstruoso e triste da Ditadura.E eles, passaram por tudo isso e estão aí para nos contar.
E fico pensando, o que vai sobrar para eu contar da História que vivi.
Netinhos, antigamente esbanjávamos água; ah, sabe essa vala que divide a cidade? Um dia chámavamos isso de rio, e podíamos nos banhar ali, sentar na beira e até pescar. Tá vendo aquele espaço lá? Um dia era cheio de árvores...Bem-vindos, meus netinhos, ao mundo do caos.


Pic: Cristina Carvalhaes (http://photografos.com.br)

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Até mais, mar

Acordei e o sol tava lindo! Bora pra areia galera, último diazinho de praia.Como alegria de turista dura pouco, indo para a tal de praia começou a nublar, aí então resolveu chover até granizo, claro, dez minutos depois que eu sentei na areia da praia( onde dez minutos antes tinha um sol de rachar!).
E como eu tenho muita sorte nessa vida, tô indo embora amanhã, justo quando o tempo começa a melhorar.
E é claro, vou voltar mais branca do que já tava.
That's it, até mais praia e mar.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O dilúvio

Pois digo que, em toda a minha existência nunca vi tanta água cair desse céu de Santa Catarina! Cheguei a enjoar do barulhinho gostoso da chuva caindo no telhado; o que era tão bom pra dormir conseguiu até me tirar o sono. Nossa mãe! Passei pelas ruas daqui de Navegantes e me senti ilhada; algumas ruas laterais pareciam riozinhos de tão alagadas, muita água! Em Floripa até o shopping Iguatemi ficou embaixo d'água, e a chuva invadiu várias casas, aqui em Navegantes e por lá tambem.
Aí eu páro e penso: estamos em frente à Teoria do Caos! Toda essa enchente tem só uma razão, e não adianta querer dar a culpa no prefeito, governador, no presidente ou no papa. Sejamos realistas; a embalagem do picolé que tu comeu e jogou no chão foi parar no boeiro, e acumulou com o pacote do salgadinho que eu joguei e com a fraca quantidade de lixo que tem em cada esquina, entupiu de lixo o boeiro e começou a enchente. Tenho certeza que a culpa vai sobrar para o prefeito que não planejou um bom escoamento de água, mas peraí, meus queridos, a culpa é toda nossa! Pensemos antes de culpar, e antes de jogar qualquer papelzinho de bala pelo vento.
P.S :E nem uma mísera reportagem sobre LIXO ou as consequencias do aquecimento global na tal de Globo.

P.S 2: Como depois da tempestade sempre vem a calmaria, hoje foi o único dia de SOL lindo e quente que eu vi aqui. Antes tarde do que mais tarde, Ogum ouviu minhas preces! Agora, uma novena pra São Pedro se aquietar.
Hahaha, beijos e até.