sábado, 9 de fevereiro de 2008

Conversas com a vovó

Não existe melhor sabedoria do que ouvir histórias de avós.
É coisa boa parar uma tarde e sentar ao lado deles, tomar um chimarrão, comer um bolinho feito pela vó e escutar os seus "causos". Eles sempre dizem algo que nos deixa pensando por horas...Parece que aproveitaram tão mais saudosamente a vida, sentiram o gosto de cada momento e de cada dificuldade. Entendem mais desse mundo...
Relembram as situações como se estivessem revivendo-as interiormente e, parece até que passam essa nostalgia pra gente, que escuta. Levavam a vida com mais simplicidade.
Devem ter sentido muito mais o natural do mundo; souberam viver de luz apagada, sem televisão, sem microondas, sem telefone celular e de pés descalços. E depois, ainda souberam se adaptar ao tal do mundo tecnológico.
(pensar que existe uma geração que não vive sem um tal de big brother...)
E eles guardam tanta história que não imaginamos...
Nós aprendemos a História que eles viveram. Legal ouvir a vó falando que lembra muito bem do dia do suicídio do Vargas e a reação das pessoas chocadas, do assassinato do Kennedy, do monstruoso e triste da Ditadura.E eles, passaram por tudo isso e estão aí para nos contar.
E fico pensando, o que vai sobrar para eu contar da História que vivi.
Netinhos, antigamente esbanjávamos água; ah, sabe essa vala que divide a cidade? Um dia chámavamos isso de rio, e podíamos nos banhar ali, sentar na beira e até pescar. Tá vendo aquele espaço lá? Um dia era cheio de árvores...Bem-vindos, meus netinhos, ao mundo do caos.


Pic: Cristina Carvalhaes (http://photografos.com.br)

Um comentário:

  1. Olá, Lici ! Fiquei feliz quando me escreveu. Primeiro, por você ter apreciado minha foto a tal ponto que desejou colocá-la no seu blog. Segundo, por ter me pedido autorização para fazê-lo. Muito bem, garota! Isso é um sinal que você tem ética e isso é muito importante para quem deseja ser jornalista. Eu lhe dou autorização para usá-la neste blog. Desejo-lhe sucessos.

    ResponderExcluir

Comente :)