terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ritmos e trilhas que me embalam...

Não tem como não começar a lista das músicas da minha vida sem Hey Jude. Não que eu seja louca por Beatles nem que ouça direto a musica, mas que dormi muitas noites da minha infância ouvindo, isso foi. Nem sabia quem era Beatles e muito menos que fosse essa banda lendária. E nem era o Paul que cantava pra mim, era a mãe (cantando a versão em português, claro), ou a minha prima, Camila, tentando fazer a loirinha pequena pegar no sono. Até que conseguia, e essa música, quando toca, sempre vai me remeter a coisas que eu mal lembro... mas a memória auditiva traz as lembranças.
Outra clássica que sempre ouvi a mãe assoviando e cantarolando é Pra não dizer que não falei das flores, do Vandré. A garotinha nem sabia do que se tratava e todo o implícito de uma época envolvido naquela música.

E pra não dizer que não falei de Engenheiros, não imagino nada mais nostálgico que Herdeiro da Pampa Pobre. Engenheiros do Hawaii tocava direto no quarto do Fê, e meus poucos anos já cantarolavam junto. Até que, depois da mudança, resolvi recolher os cds espalhados pelas gavetas e trouxe cá pra mim.
(na verdade, nem posso me deter a um pequeno texto pra uma banda que mereceria  um post inteiro).

E é óbvio que se for falar em adolescência, e se eu for revirar meu roupeiro e enxergar a baby look - já velhinha - não tem como deixar passar: Cpm 22, assumidos emocore, e eu, naquele ano, assumida fanática. De tantas que me faziam gritar naquele show de novembro de 2005, dá pra escolher Tarde de outubro, Sonhos e Planos,Vidas que se encontram ...

Aí a gente passa pra loucura da trilha sonora adolescente. Nenhum de Nós: Julho de 83 lembra meus 14 anos, Um girassol da cor do seu cabelo me lembra a Camila, e Camila, Camila, também me lembra a Camila. Como Ironic, da Alanis.
Nando Reis, Por onde andei,  e todo aquele DVD acústico do Jammil gravado na Costa do Sauípe. Bota na lista: Chuva na janela, Paraíso.
Elis Regina aparece também por aqui, principalmente pela música que ouvi a Mari cantando (....meus irmãos perderam-se na vida a custa de aventuras) Romaria.

Então chega Coldplay com Yellow(look at the stars! look how the shine for you...) e depois com The Scientist, Maná com El Muelle de San Blas (Juli, ainda me acompanha nessa?)... São tantas!
Sei que depois chegou a hora dos Neis - Lisboa e Van Sória, com algumas poesias disfarçadas de música... Cascavelletes também entra na lista, mas não para uma lembrança muito boa com o Lobo da Estepe. (deixemos de lado...). Mas pra terminar com lembranças ótimas, fica o Volta Menina do Fabiano pra mim, aos cuidados no Nico Nicolaiewsky.

Tenho certeza que esqueci de muitas, muitas. Mas algumas estão aí. Elas são pedaços de mim, me embalam e me ajudam a restaurar pedacinhos do que eu já vivi. E nostálgica que sou, adoro lembrar de cada uma.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Reelembrar,.. cantarolar,... é bom demais, não importa quem seja o cantor, mas que ajuda martar a saudade ajuda.
    bjs.
    Irio

    ResponderExcluir
  3. Reelembrar,.. cantarolar,... é bom demais, não importa quem seja o cantor, mas que ajuda martar a saudade ajuda.
    bjs.
    Irio

    ResponderExcluir
  4. esqueceu dos nossos pagodes, que nos fizeram dançar alguma vez até sentir dor nos pés...as letras não tem nenhuma filosofia nem nd mas...toca um samba aí que eu vou me apaixonar...heheheh beijão licinha

    ResponderExcluir
  5. Ai, clarooooooooo leticiãoo! como é que me esqueci ?! Só quero paz e amor no coraçãooo!! hehehhe coisa bem bouuaa.

    ResponderExcluir
  6. Vc falou sobre memória auditiva. É verdade, quantas e quantas músicas nos remetem a boas lembranças, não? Cada melodia tem seu significado especial p/ nós!
    Gostei!
    Bj

    ResponderExcluir

Comente :)