terça-feira, 9 de junho de 2009

a culpa é de quem?

eles não estão nem aí se seu celular era novinho e você recém pagou a primeira prestação. não querem saber se a sua bolsa estava recheada de documentos importantíssimos e papeladas que você guardou para conseguir aquele emprego. pouco se importam se você estava indo ao velório da sua tia ou visitar sua amiga no hospital. não querem nem saber se os únicos 20 reais que sobreviviam na sua carteira eram para o último rancho do mês.e vão mandar você pra aquele lugar se disser "por favor, deixe esse dinheiro que é para a cirurgia do meu filho que está morrendo". foda-se você e seus problemas. eles não se comovem. eles querem mesmo é saciar o desejo incontrolável e viciante, aquele desejo que os deixa como zumbis, alucinados, abobados, doentes, inconsequentes. e pra isso, serve a parada do ônibus, a rua supermovimentada à luz do dia, a porta do supermercado, a esquina de casa. servem a bolsa, seu celular ou dois reais. eles querem alimentar o vício, a merda da droga, o horrorizante crack. pra isso, nem pensam em medir consequencias, já vêm pra cima sem perguntar nada da sua vida, eles querem é a "vida" deles.


[a culpa é de quem?] aí entramos em uma longa discussão. mas pensando em uma resposta imediata, dá pra dizer que essa remessa violenta de assaltos por aí tem uma resposta: o crack. sim, você prova na primeira vez e já está viciado, a partir daí faz qualquer coisa pra conseguir a droga. até mesmo abordar alguém pra pedir dois reais(com uma faca na mão, claro).
mas, e a raiz do problema?
ah, crianças, vão para a escola. poxa, crianças, que estão fazendo na rua? ei, crianças, não fiquem aí, entrem, vamos estudar e ser alguém na vida. venham, crianças, o futuro é de vocês. viu, crianças, se não estivessem nas ruas... olhem, crianças, não estariam viciadas. sabiam crianças? seriam alguém na vida. sim, crianças, teriam um futuro só de vocês, e não acabariam ali, na próxima esquina com um tiro nas costas.

2 comentários:

  1. Se o país tivesse juízo e os políticos tivessem preocupação real com o povo, dariam razão ao Brizola, o único homem público neste país que dedicou toda sua vida à educação. No RS onstruiu 6400 escolas em apenas 4 anos quando foi governador. Nas duas vezes que governou o RJ construiu os CIEPS, as escolas de formação integral, onde os alunos ficavam das 7h da manhã às 19h da noite, com café da amnhã, lanche, almoço, café da tarde e janta, além das aulas normais, esporte, médico e dentista. Desativaram tudo quando ele deixou o governo. Apagaram da prática uma coisa que tinha dado certo e que salvou milhares da marginalidade. Agora, dão um botijão de gás e 15 pilas por filho, quando em todo mundo civilizado se faz planejamento familiar ou controle de natalidade.
    Tinham de dar escola e emprego. E não esmolas temporárias com finalidade eleitoreira.
    Beijo

    James Pizarro

    ResponderExcluir
  2. linda e talentosa, o que mais eu poderia pedir ?

    Te amoooo !

    ResponderExcluir

Comente :)