terça-feira, 2 de julho de 2013

o aconchego de dometila

Pra quem (como eu, antes) não tinha ouvido falar, Dometila de Castro Canto e Melo era a Marquesa de Santos, que viveu com Dom Pedro I na corte, como sua amante, e recebeu esse título pelo próprio amado. Mas não é do império que vou falar, não vai rolar aqui uma aula de história.
É que há um pedacinho do século 19 perdido em uma rua de Porto Alegre. Ou achado.
Esse pedacinho fica exatamente em frente à Praça Dr. Mauricio Cardoso, no bairro  Moinhos de Vento. É um pedacinho muito charmoso, chamado Dometila Café.
fotos: divulgação  facebook


O lugar, que leva o nome da amante de Dom Pedro, tem todo o ar de romantismo. Fica em um prédio discreto com uma fachada aparentemente antiga. Apesar de discreto, o lugarzinho chama tanta atenção que só o que ouvíamos quando as pessoas passavam em frente era "que barzinho legal". "olha, que bonitinho". "precisamos vir aqui".
O charme não fica só na meia luz, nas velas, no gramado sintético na calçada em frente ao bar e nas rosas naturais colocadas em um delicado vaso cima da mesa.
Quando você chega, é recebido por uma chuva de pétalas de rosa - e não é metáfora. Não é por acaso que verá várias pétalas no chão do restaurante.
O cardápio é quase uma obra literária e uma aula de história. Não é exagero e eu explico. Em meio aos lanches e cafés, há páginas em que se encontram cartas de amor escritas e dedicadas à dona do nome do restaurante,trocadas entre Dometila e o imperador. Os nomes dos pratos - os sanduíches são a especialidade da casa - são de pessoas da família de Dom Pedro e Dometila. A propósito, os pratos literalmente brilham: os sanduíches vêm enfeitados com purpurina comestível.
Precisa dizer mais?
Sim.
Pra completar a sequência de surpresinhas do lugar mais aconchegante que já fui, na despedida, caso for a primeira ida ao bar, você recebe uma rosa, "pela sua primeira vez". Quer mais charme?


Detalhe: você pode comprar o cardápio do bar, se simpatizar por ele. E se por acaso se apaixonar pela trilha sonora que deixa o bar  mais aconchegante, pode levar ela também.
Em resumo, o Dometila é, literalmente, um lugar que mexe com todos os sentidos. Tato, olfato, paladar, visão e audição são provocados por cada elemento, desde a trilha sonora até o gostinho dos pratos e o cheirinho das pétalas de rosa, que faz o lugar ter um charme especialíssimo, e pede - é claro - uma linda companhia.

Quer conhecer? Anota:

Praça Dr. Mauricio Cardoso, 49
Bairro Moinhos de Vento
Fone: 51 3346-1592
Dometila Café no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente :)