sábado, 20 de junho de 2009

sim, é claro que vou protestar



Depois de tanto suspense com duas votações adiadas, eis que surge o resultado: não existe mais a obrigatoriedade do diploma jornalístico. Foram-se quarenta anos, e então é derrubada a lei que exige o diploma para o exercício da profissão. Agora, um médico, um advogado, um professor, uma doméstica, todos eles, podem ser jornalistas. Eles não passaram por nenhuma aula de redação, nunca viram as técnicas de noticiabilidade, não ficaram quatro anos sentados em uma cadeira para aprender antropologia, sociologia, filosofia. E mesmo assim, lá estarão eles, em uma sala de redação, ou estúdio de TV, formando opiniões.
Afinal, os superiores ministros do Supremo Tribunal Federal, o que pensam? “O direito da liberdade de expressão é para todos”. Concordo, e também acrescento: o direito a ter uma informação de qualidade, também é para todos. E já que os cidadãos têm esse direito, merecem ser atendidos. Quem, não sendo qualificado, sabe informar devida e corretamente? Escrever bem, muita gente escreve. Mas há uma diferença abismal entre escrever bem e escrever bem jornalisticamente. Aí entram as técnicas, os aparatos que só serão adquiridos em uma formação acadêmica.
Talvez os ministros do STF não saibam o que consentiram no momento da votação. Talvez não tenham percebido que a decisão tomada no dia 17 desvalorizou a comunicação da sociedade, apunhalou os jornalistas por formação e deixará o jornalismo cada dia mais precário. Mas, querem saber? Não vou desistir assim. Alguém, um dia, em algum lugar, vai entender e valorizar o jornalista que pensa. E é isso que na academia se aprende, e nossos futuros “concorrentes não-diplomados” não aprenderão: a viver e a pensar como jornalista, de fato.

3 comentários:

  1. Eu não troco o meu diploma por nada nesse mundo...em 4 anos eu virei jornalista com muito estudo e dedicação. Não foi da noite pro dia. Avante, com diploma e na luta!

    ResponderExcluir
  2. Oi, guriazinha !
    É bem isso, andar pra frente !
    Vai lá no meu blog e vê um texto que botei lá a respeito desse tema do diploma.
    Bj

    James Pizarro

    ResponderExcluir

Comente :)