quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Das telas do cinema à vida real

*Artigo para História do Jornalismo II
Poucas pessoas sabem, mas grande parte dos nossos gestos e hábitos vêm incorporados das
telas de Hollywood. Os anos 30 foram conhecidos, no Brasil, como a era do cinema. Porém, com a Primeira Guerra Mundial, a indústria cinematográfica européia diminuiu drasticamente, fazendo assim com que os Estados Unidos herdassem tudo e monopolizassem a produção, distribuição e exibição dos filmes no mundo todo. Portanto, falar em cinema na década de 30 era falar em Hollywood.
Para manter o “status” e garantir suas condições de modernidade, as pessoas vestiam suas melhores roupas para ir ao cinema. Muitos se apaixonavam pelos astros das telas, e para as mulheres solteiras, era hábito colecionar fotos de seus atores favoritos. Até o poeta Carlos Drummond de Andrade apaixonou-se por uma estrela do cinema, Greta Garbo, a quem dedica um de seus poemas, “Os 27 filmes de Greta Garbo”.
A verdade é que o cinema é um grande influente no cotidiano das pessoas, e não somente nas décadas iniciais de seu sucesso. Gestos como segurar um copo, acender um cigarro, o flerte com a moça, o sorriso sarcástico, foram herdados das grandes telas. O cinema teve o poder de fazer as mulatinhas do Rio de Janeiro descolorir seus cabelos, depois de assistirem ao filme Platine Blonde. É o sistema cultural que mais exerce efeito nas mudanças de comportamento dos indivíduos.
Ainda hoje, não somente a indústria Hollywoodiana como também a televisão, pesa uma enorme influência nos hábitos de seus espectadores. O corte e a cor do cabelo da protagonista, a distribuição dos móveis na sala de estar glamourizada, a roupa da moda dos personagens, acaba moldando as pessoas, que buscam essas semelhanças das telinhas e incorporam à sua vida real. E tudo isso comprova que, desde o início da indústria cinematográfica, há sete décadas, o cinema é um grande aliado no comportamento humano.

Pic. Elizabeth Taylor,Greta Garbo, Marilyn Monroe, Alinne Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente :)