segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O que não dá pra evitar...

foto melissa mattos

Me desculpem, mas não tem como evitar a ânsia em falar desse livro. Acabei de ler o Pra Ser Sincero - 123 variações sobre o mesmo tema, do Gessinger, e terminei a última página com vontade de voltar à primeira e ler tudo de novo. Claro, sou super suspeita pra falar, né, então, relevem. E não hesitei em ler todas as 123 letras de músicas  - sim, tinha várias que eu não conhecia. Entre uma sééérie de coisas que descobri sobre o seu Humberto, vi que ele também leu o livro o Lobo da Estepe, que inspirou o nome da banda O Teatro Mágico... inclusive tem uma música dele que fala em "O teatro mágico -entrada só para iniciados".
Também 'descobri', mesmo ouvindo a letra e não prestando atenção, que de acordo com o que seu Humberto leu certa vez, o mundo teve cinco extinções em massa sim, e 400 humanidades. ( e nós, com esses números?!)
Ah, e a música que fala na "bandeira tricolor na sacada em frente ao mar", na cabeça do seu Humberto, era a bandeira do Rio Grande do Sul na sacada do seu apartamento no Rio de Janeiro... mas, já viu as interpretações que saíram da frase, né ?!
E o que mais me deixou..."feliz", se assim posso dizer, foi o comentário da música 3x4. Sim, ouvi ela muitas vezes sussurada e em altos tons, nem sempre cantada pelo Gessinger. E não imaginava que fosse feita realmente pra Adriane, a mulher dele. No final do comentário, eu tive que sorrir.

"3x4: Dedicada à Adriane. De fato, perdi minhas chaves na primeira vez que fui à casa dela. Tri a fim de causar uma boa impressão, acabei fazendo todo mundo revirar móveis procurando um chaveiro do Snoopy. Não tive coragem de expor minha tese sobre sumiço de objetos, mundos paralelos, etc. Melhor ficar com fama de trapalhão do que maluco. Anos depois, me dei conta de que era um sinal. Uma premonição que não tive. Tava na cara que ia ser pra toda vida".
(PSS123, pág. 241)

Um pitaco crítico a respeito do livro? Poderia ter mais comentários sobre as letras. Váááárias que - imagino - renderiam comentários legais, e, no fim, ficou só a letra estampada na página. De resto, tudo tri! O Humberto usou das mesmas ferramentas às quais escreve as músicas (se formos reparar nas músicas, quantas e quantas frases iguais encontramos em músicas diferentes?). So, so! Recomendo pra quem é fã! Vai terminar de ler com um super suspiro bom, e uma boa sensação estranha...
Beijos!

6 comentários:

  1. Bom, primeiro comentário, o cara era gremista, não tenho dúvidas...hehe...Mas quanto ao texto...toh precisando de umas aulas pra escrever meus relatórios no trabalho tah afim de ser minha professora??? Adorei, tah mto bom...só quando escrever pra folha de são paulo não esquece dos amigos!! hehe...bjao

    ResponderExcluir
  2. Lici do céu!!!!!!!!!!!!
    Eu não estava sabendo sobre esse livro, acredita??? Vou comprar amanhã mesmo sem falta, e pode apostar que também vou devorá-lo!!!
    Obrigado, amiga!

    Bjs!

    Gugu Keller

    ResponderExcluir
  3. Lici...

    Comprei! Está bem aqui do meu lado agora! Vou começar a devorá-lo ainda hoje...!
    Valeu! Valeu mesmo!

    Bjs!

    Gugu Keller

    ResponderExcluir
  4. Está lido, Lici!
    Devorei-o em duas sentadas! Mas é claro que é um livro que, decerto como vc, estarei sempre folhando...
    Ah... Uma coisa que não te disse e me deixou arrepiado no momento em que eu soube, aqui pelo teu blog, que esse livro havia sido lançado... É que eu sempre soube que um dia ele o seria...!

    Bjs! Valeu!

    Gugu Keller

    ResponderExcluir
  5. aceito o emprestimo licii!
    =D
    beeeejo, ótimom post!

    ResponderExcluir
  6. aceito o emprestimo licii!
    =D
    beeeejo, ótimom post!

    ResponderExcluir

Comente :)